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Conheça alguns desafios do setor de Telecom

Autor Mundo Telecom


Postado em August 20, 2020 at 3:50 PMÚltimas Notícias,GESTÃO DE TELECOM


Conheça alguns desafios do setor de Telecom

A crise provocada pelo Covid-19 está testando as estruturas de uma economia global. Os diversos segmentos enfrentam desafios significativos que impõem a necessidade de propor mudanças em vários aspectos no âmbito corporativo.

Neste contexto, os setores já consideram a necessidade de acelerar processos de transformações, com o intuito de superar a crise e se preparar adequadamente para o futuro que se aproxima.

A Telecomunicação não é apenas mais um setor nessa corrida, mas é o que ocupa status de protagonismo nesse desenvolvimento. De acordo com a International Data Corporation (IDC), 80% do crescimento de novos negócios no setor dependerá de ofertas e operações digitais.

O número mostra que as possibilidades do segmento de telecom estão alinhadas com as novas tendências de mercado, que giram em torno das atividades em plataformas online. Entretanto, para se desenvolver, esse ramo de atuação enfrenta algumas adversidades, que são o foco do nosso conteúdo de hoje. Aproveitem!

 

Principais desafios da área de Telecom:

  • Dificuldade na consolidação de um plano de Internet das Coisas

As telecomunicações ocupam posição de destaque em meio a Indústria 4.0 e o Brasil tem boas chances de se consolidar nesta esfera, caso seja criado um plano favorável para o desenvolvimento de uma infraestrutura para interconexão.

O crescimento desta área depende da criação de um Plano Nacional de Internet das Coisas, que aborde amplamente os benefícios dos objetos conectados no ambiente social, políticas de regulamentação, os incentivos fiscais e os investimentos a serem destinados.

Esse debate começou em 2016, através do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Entretanto, não houve mais avanços e a proposta não saiu do papel.

A consultoria McKinsey informa que até 2025 tem capacidade para movimentar US$ 200 bilhões no Brasil, aumentando a competitividade corporativa e melhorando o atendimento dos órgãos públicos e, consequentemente, o mercado de telecom pode surfar nessa onda.

 

  • Necessidade de desenvolvimento de interatividade entre dispositivos

É muito clara a necessidade de que os serviços sejam responsivos e operáveis em diferentes dispositivos. Retardar essa sinergia tecnológica freia o crescimento, gerando desconfiança e perda de credibilidade.

A nova tendência da telecomunicação exige conectividade entre dispositivos como TV, Rádio, comunicação por voz e vídeo através de IP. Neste contexto, é primordial a união entre os players de tecnologia para conduzir projetos em conjunto, buscando o desenvolvimento do setor.

Tal necessidade permite identificar que existe uma carência de atualização de infraestrutura, no que diz respeito a oferta de variedade de funções que atendam aos anseios dos clientes.

Portanto, é imprescindível que as empresas de telecom invistam em novas ferramentas que sejam compatíveis com as transformações digitais que estamos assistindo.

 

  • Falta de qualificação profissional

É preciso organizar ou se necessário remodelar a equipe, para desenvolver talentos e habilidades capazes de se diferenciar no mercado. Ter bons profissionais na empresa impacta diretamente na produtividade e no desempenho da mesma.

Por meio de cursos, treinamentos e a promoção de qualificação profissional no ambiente corporativo, é possível manter um quadro de funcionários devidamente capacitado para atuar em diferentes processos e em função de muitas demandas, especialmente no contexto digital.

 

  • Desafio em gerar satisfação no cliente

Aqueles que usufruem da tecnologia como um mecanismo facilitador de suas vidas, não esperam menos do que serviços que atendam as expectativas, gerando uma experiência excepcional.

Trazendo o debate para o mundo conectado, os clientes esperam que a conectividade rápida e funcional entre as mais diversas plataformas proporcione o acesso aos produtos e serviços que tanto desejam.

Neste contexto, o profissional de telecom tem um papel crucial nesse processo, pois é papel dele oferecer uma conexão eficiente que proporcione uma interatividade incrível para seu público.

Portanto, não permita que quem tiver contato com sua marca tenha experiência desagradáveis como longo tempo de espera para acessar uma funcionalidade, respostas automáticas que não resolvem o problema da pessoa, falta de retorno, propaganda enganosa, entre outros.

Várias empresas de telecomunicações cometem tais erros básicos e depois tem que investir muito dinheiro para recupera a credibilidade. Pense nisso!

 

  • Sistemas operacionais desprotegidos

Segundo a empresa Fortinet Threat Intelligence Insider Latin America, a América Latina sofreu 9,7 bilhões de ataques cibernéticos em 2020, sendo mais de 1,6 bilhão deles ocorridos no Brasil. Tais indicadores só reforçam ainda mais a necessidade de se adotar políticas internas que preservem a confidencialidade e integridade de dados corporativos e de terceiros.

No Brasil, uma das principais regulamentações deste assunto é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que determina para as empresas a obrigatoriedade de antever cenários e combater qualquer ato que possa violar a segurança dos dados estratégicos da companhia.

A segurança digital deve ser um dos pilares do gerenciamento das organizações, com o intuito de garantirem o mais elevado nível de eficiência e credibilidade no mercado.   

 

  • Ausência de um sistema de gestão

Investir em ferramentas que automatizam processos, agregando melhor funcionalidade e produtividade é fundamental para qualquer empresa.

E um dos mecanismos essenciais para atingir esse objetivo é o software de gestão, tecnologia capaz de organizar dados em relatórios que posteriormente são analisados por um ou mais profissionais competentes, sendo informações essenciais que norteiam tomadas de decisão dentro da empresa.

Tentar fazer isso manualmente em planilhas é uma função que demanda deslocar profissionais para tal função, fato que demanda tempo e, em função da complexidade da tarefa, pode ser que você não tenha os dados em mãos com a rapidez e assertividade necessária.

Além disso, os programas podem atuar em parceria com outras plataformas de telefonia, contribuindo para uma coordenação ainda mais arrojada e moderna.

 

  • Falta de habilidade em negociar contratos

A formalização de um acordo para prestação de um serviço deve prever todas as condições estabelecidas. Neste contexto, a negociação do modelo de atendimento deve ser realizada antecipadamente, buscando evitar abertura para possíveis dúvidas e problemas futuros.

Quando o cliente não articula bem os benefícios a serem adquiridos para sua empresa, no que diz respeito a vantagens a serem obtidas em processos internos, ele pode ser prejudicado por situações como o não cumprimento de prazos, falta de entrega de projetos pré-contratados, entre outros prejuízos.

Para se aprofundar ainda mais nesse tópico sugerimos a leitura do post “SLA de atendimento: a importância de escolher as parcerias certas”, que está em nosso blog.

 

Qual a importância da gestão de Telecom para enfrentar esses desafios?

Em função de todos os desafios colocados anteriormente, um aspecto que ganha relevância em meio a esse processo é a coordenação dos serviços de telecomunicações, pois ela consiste em criar mecanismos que possibilitem otimizar os trabalhos, o relacionamento com os clientes, parceiros comerciais e demais players do setor. Entre as atribuições desta área estão:

  • Providenciar e acompanhar a manutenção da infraestrutura, buscando modernizar equipamentos e sistemas;
  • Estar atento a inovações e novas tecnologias que são adaptáveis ao seu negócio;
  • Realizar auditorias em contratos de prestação de serviço, analisando condições de pagamento e formatos de atendimento;
  • Implementar políticas de telecomunicação, visando garantir que os gastos com telefonia e equipamentos não afetem a performance do negócio.

Uma solução plausível para as organizações que não fazem essa gestão é contar com uma empresa terceirizada de serviços de Telecom que tenha know-how, ou seja, que cuide de toda a infraestrutura incluindo manutenção do setor de forma eficaz, exigindo apenas de um colaborador para fazer o acompanhamento do serviço prestado.

 

Como fazer uma boa gestão dos serviços Telecom?

Entre as principais metas do gerenciamento neste segmento estão a redução de custos e aumento da eficiência dos benefícios que a telecomunicação é capaz de trazer.

Ela também possibilita administrar os insumos de forma estratégica, visando aumentar a satisfação dos clientes contribuindo para o desenvolvimento da empresa.

Ao escolher a companhia para gerenciar sua infraestrutura de telefonia e plataformas, não abra mão daquelas que estão conectadas com a realidade do mercado e que demonstrem estar atualizadas sobre as melhores técnicas e soluções do setor.

Quer saber mais sobre como implantar uma gestão de telecom funcional e adequada ao seu negócio. Entre em contato com a gente!