Atendimento: 0800 031 1919 | (31) 2552-1919

O que são as tecnologias convergentes e quais são as principais?

Autor Mundo Telecom


Postado em February 06, 2020 at 12:40 PMÚltimas Notícias,NOVAS TECNOLOGIAS


O que são as tecnologias convergentes e quais são as principais?

O avanço da tecnologia da informação globalizou mercados e diminuiu distâncias. Hoje, como diz a Teoria do Caos, “algo tão pequeno como o bater das asas de uma borboleta pode causar um tufão do outro lado do mundo”. 

As novas tecnologias possibilitam a comunicação instantânea entre as diversas partes do planeta, aproximando pessoas, mercados e facilitando o aperfeiçoamento das ferramentas e plataformas já existentes.

Para saber mais sobre essas tecnologias e como elas podem gerar vantagens competitivas à sua empresa, acompanhe esse artigo!

Afinal, o que são tecnologias convergentes?

Segundo o Dr. Tirso W. Sáenz, professor da UNB epesquisador do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, tecnologias convergentes são "o processo de integração sinérgica de conhecimentos e tecnologias já disponíveis em várias áreas e setores, possibilitando a geração de novos conhecimentos e a produção de bens e serviços que não seriam possíveis por cada área ou setor isoladamente”.

Já o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações trata o tema como tecnologias convergentes e habilitadoras, referindo-se à “capacidade de tecnologias causarem mudanças tecnológicas radicais que transformam a humanidade e sua cultura (...) beneficiando o aumento do desempenho humano, seus processos e produtos, qualidade de vida e justiça social”.

Como tudo começou?

Tudo começou com a evolução dos serviços de voz a partir da invenção do telefone, que aproximou as pessoas, mas encontrou seu primeiro desafio com a necessidade de integração de uma rede, tendo que realizar a comutação de centenas de linhas de cidades inteiras.

As centrais telefônicas enfrentavam o desafio de conectar quem está chamando com quem está sendo chamado e isso era feito manualmente pelas telefonistas ainda no século passado.

Evolução dos serviços de telefonia

Com a evolução e a invenção dos multiplexadores, foi possível distribuir as ligações telefônicas para seus destinatários automaticamente.

Mais tarde, a internet permitiu transmitir um pacote de dados pelas redes, possibilitando maior qualidade nos serviços de voz e ainda a integração com serviços de dados em uma internet discada. Nesse momento nasce o embrião da convergência de tecnologias.

A tecnologia de telefonia que transmitia apenas mensagens de voz pela conversão de um sinal mecânico em um sinal elétrico agora processa informações tanto em kHz, quanto em kbps, possibilitando serviços de voz e dados na mesma rede. Cabe lembrar que pela internet discada eram enviados dados ou voz.

Hoje temos acesso à tecnologia de Telefonia IP, que cresceu pelo menos 90% nos últimos anos por conta de seu baixo custo e da possibilidade de agregar outras tecnologias.

Quais são as tecnologias convergentes?

O avanço da ciência beneficiou não só as comunicações, mas diversas áreas, possibilitando o desenvolvimento de novas tecnologias e sua integração para benefício da humanidade. Vejamos, então, quais são elas.

Nanotecnologia

Tenta entender e controlar o comportamento da matéria em nanoescala, ou em escala atômica. Essa tecnologia busca a solução para problemas da humanidade desenvolvendo materiais e componentes para diversas áreas da ciência, tais como engenharia dos materiais, eletrônica, medicina e computação.

O homem só pôde ver em nanoescala em 1981 quando foi criado o STM – Microscópio de Varredura por Tunelamento. Para imaginarmos o tamanho da barreira vencida com isso, uma folha de jornal tem 1000 nanometros enquanto uma molécula de DNA humano tem apenas 2,5.

Um bom exemplo do uso da nanotecnologia na indústria é a fabricação de películas que atuam como impermeabilizantes, ou que realizam autolimpeza, que tem resistência a raios ultravioletas, utilizadas em óculos e janelas, entre outros. 

Fotônica, ou estudo dos fótons

Segundo o próprio MCTIC, a fotônica é “a ciência dedicada a estudar a luz, sua geração, detecção e manipulação da emissão, transmissão modulagem, processamento de sinal, amplificação e sensoriamento".

A maior parte dos estudos se dá em torno da radiação eletromagnética na frequência visível ou no campo infravermelho, que não é visível. Percebe-se o uso da tecnologia de luz infravermelha em sensores de alarmes de segurança ou mesmo nos controles remotos de TVs e outros aparelhos eletrônicos caseiros.

Fotônica na telefonia

O desenvolvimento da fibra ótica, na década de 70, revolucionou a transmissão de dados e informações em telefonia e gerou redução de custos. Antes as redes corporativas de internet ficavam limitadas a segmentos com intervalos menores que 0,3 km e hoje podem ter dezenas de quilômetros, tudo isso por conta da produção e uso em série da fibra ótica.

Em 2011 uma equipe do MIT criou diodos de luz que se tornam chips fotônicos de silício. Esse avanço aumentou a capacidade de transmissão dos diodos, pois os fótons têm velocidade muito maior que a dos elétrons, fazendo com que os computadores tenham a capacidade de processamento elevada para 100Gbps.

 Materiais avançados

A corrida espacial foi um dos principais responsáveis por conduzir pesquisas em materiais com características diferenciadas. Esses materiais não são utilizados apenas na aviação aeroespacial, mas também na indústria para produtos da construção civil, segurança e defesa, medicina, entre outros.

Podemos citar como exemplos os isoladores magnéticos permalloy e mu-metal utilizados em telefonia, por terem capacidade de isolamento muito mais alta do que os materiais convencionais. Também temos o emprego de ligas de Aramida e de Titânio, utilizados em blindagens, que reduzem drasticamente o peso e o consumo de combustível dos equipamentos.

As maiores barreiras para a fabricação desses materiais são financeiras e tecnológicas, por conta da escassez de laboratórios e centros de pesquisa.

Inteligência Artificial

Assim como o ser humano utiliza sua rede neural para receber estímulos, tomar decisões e enviar resposta para as diversas partes do corpo, sistemas integrados a softwares de inteligência artificial são capazes de receber informações do meio externo, analisá-las, tomar decisões e reagir.

Um bom exemplo disso são os programas instalados em veículos com direção autônoma, que, por meio de câmeras e sensores, captam as informações do meio externo, analisam-nas, tomam as decisões de direcionamento em conformidade com informações do GPS e guiam o carro pelas ruas da cidade.

Softwares que utilizam inteligência artificial (capazes de armazenar e processar informações automaticamente) são utilizados na tomada de decisões em setores de empresas que antes necessitavam de equipes grandes e caras.

Indústria 4.0

O emprego das diferentes tecnologias, convergidas em uma única plataforma para a produção caracteriza a indústria 4.0, ou a quarta revolução industrial, dando o norte para o futuro da produção de produtos e serviços no mundo.

Setores como o de Pesquisa e Desenvolvimento de produto já contam com a possibilidade de simular a produção em Digital Twins ou Gêmeos Digital.

Também é possível entrar com as coordenadas de certos produtos em impressoras 3d e retirar o produto final sem a necessidade de passar por uma produção de teste, análise, correção e só depois a produção final.

Acessando seus bancos de dados, com tecnologias de Big Data (análise de grande quantidade de dados), a Polícia Federal Brasileira consegue cruzar dados de mais de 200 investigados em questão de minutos, enquanto no passado essa tarefa levaria mais de 15 dias.

Como sua empresa pode sair à frente nessa corrida?

No Brasil as indústrias ainda estão caminhando em direção a essa revolução e, nesse contexto, a MundoTelecom, pode ajudá-lo a sair na frente na corrida da convergência de tecnologias, quando o assunto é telefonia. Conforme João Ferraz, do Projeto Indústria 2027, apenas 1,6% de 759 empresas pesquisadas faz uso de tecnologias avançadas.  

Apesar do cenário de poucos investimentos, há expectativas de benefícios do avanço tecnológico que podem gerar crescimento de diversas empresas e revolucionar mercados.

Vimos que a captação de oportunidades está aberta pelas tecnologias convergentes e já existem corporações que pretendem chegar ao patamar de indústria avançada até 2027.

Então, você quer acompanhar as tendências tecnológicas do mercado? Siga-nos no Facebook, Linkedin e Instagram.