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A importância da comunicação na indústria: confira algumas dicas!

Autor Mundo Telecom


Postado em May 28, 2020 at 4:00 PMÚltimas Notícias


A importância da comunicação na indústria: confira algumas dicas!

Considerada um dos pilares do PIB da economia brasileira, a indústria tem impacto importante no crescimento do país. Entretanto, com a acirrada concorrência do segmento, as companhias estão precisando buscar alternativas inovadoras, com o objetivo de garantir a sobrevivência e prosperidade no mercado.

Diversos players de vários segmentos estão percebendo a necessidade de potencializar ações para otimizar a comunicação interna e aumentar a presença nas plataformas digitais.

Pensando nisso, nós elaboramos um conteúdo para mostrarmos as vantagens e os principais mecanismos a serem implementados pelas empresas para otimizar sua interatividade com colaboradores e seu público alvo. Vamos nessa!

 

Qual a função da comunicação dentro da indústria?

A comunicação na indústria permite integrar setores, impactando positivamente no clima organizacional.

No que diz respeito a gestão, os departamentos estabelecem suas metas estratégicas que, não se resumem apenas a números e percentuais, mas a proporcionar ao cliente a melhor experiência, por meio de um atendimento eficiente que irá fidelizá-lo com a marca.

Neste aspecto, a comunicação assume função de viabilizar a concretização de tais objetivos. Além disso, ela atua para informar aos colaboradores sobre todas as decisões internas e externas, além de abrir espaço para diálogos e trocas de experiências, buscando potencializar a transparência entre os profissionais, fato que impacta positivamente na produtividade e motivação de todos.

 

Relevância da comunicação na indústria:                                   

Não importa o tamanho da sua companhia, é vital estabelecer conexão com seu público interno. Essa interatividade tem reflexo direto nos indicadores de performance, já que ela resulta em maior engajamento com os projetos e reduz o turnover.

Além disso, essa conectividade contribui para a solução rápida de gargalos produtivos que possam impactar na produção, fazendo com que os profissionais trabalhem pelo sucesso de todos, traçando os melhores caminhos para otimizar os trabalhos no dia a dia.

Considerando a complexidade dos processos industriais, a comunicação é a melhor alternativa para que o segmento possa usufruir de todos esses benefícios.

 

Como funciona a comunicação interna de uma indústria?

O gerenciamento de uma empresa é norteado por dados estatísticos e relatórios elaborados por meio de estratégias adotadas. São esses dados que impactam diretamente na vida dos colaboradores e, pensando nisso, eles precisam ser alertados sobre os caminhos da organização.

Esse diálogo interno possibilita conscientizar a todos sobre procedimentos, normas, uso de equipamentos de proteção e outros fatores que compõem o ambiente industrial.

Portanto, é possível compreender que a comunicação interna consiste em ações para proporcionar diálogo entre equipes e setores, gestores e colaboradores, e até entregar mensagens estratégicas ao público alvo, resultando em um alinhamento das informações e impactando positivamente nos resultados.

 

Principais vantagens da comunicação interna:

Otimização de processos

Um gargalo comum entre empresas é fazer com que seus processos estejam funcionando adequadamente e com eficiência, porém para isso acontecer é necessário uma boa comunicação em todas as interfaces dos mesmos. A Comunicação interna pode proporcionar redução de erros e falhas através de trocas de informações claras e precisas entre os profissionais.

Funcionários mais engajados

Sabemos que os colaboradores são peças fundamentais para o sucesso de um negócio e, por meio de uma comunicação clara e transparente, seja feita através de ferramentas como ligações, e-mails, mensagens, entre outros é possível que todos saibam as informações necessárias da empresa, e tenham um norte de onde estão e onde querem chegar seguindo carreira na organização. Esse posicionamento resulta em profissionais mais centrados e engajados.

Participação de todos nas iniciativas e decisões

É preciso que o colaborador sinta que ele faz parte da empresa e que o seu trabalho é essencial para o sucesso da organização. No entanto, apenas deixá-lo ciente das decisões tomadas não é o suficiente. É necessário que também haja um espaço para que ele possa expor suas ideias, considerações, opiniões e críticas em relação a algum funcionamento da sua área ou até mesmo da gestão geral da empresa. Essa forma de comunicação impacta na satisfação e fidelização do funcionário junto à organização.

 

Dicas de ferramentas de comunicação:

Internet das Coisas (IoT)

A IoT reestrutura o ambiente de trabalho para que as funções sejam executadas com segurança e eficiência.

Por exemplo, essa tecnologia pode informar ao setor responsável quais produtos possuem pouca quantidade para a venda, fato que dinamiza a aquisição de insumos para manter a produção.

Cloud Computing

O Cloud Computing também é uma ótima opção que merece destaque. O dispositivo permite armazenar informações de maneira segura.

Sendo assim, os dados ficam guardados e disponíveis para acesso a qualquer momento. Isso consolida uma memória de todos os processos realizados ao longo do tempo.

Plataformas de comunicação PABX

É importante contar com soluções de mercado que permitam uma comunicação moderna e eficiente.  Possuir uma boa solução de telefonia customizada pode proporcionar bons resultados.

Uma das opções são as plataformas de comunicação PABX, tecnologia que gerencia todo o fluxo de chamadas, possibilitando implantar funcionalidades como aplicações de pesquisas automáticas de satisfação de clientes, estrutura de callcenter com diversas opções e ferramentas de supervisão e gestão, terminais inteligentes de telefonista, entre outros.

Marketing na Indústria

Enfatizamos neste conteúdo que a comunicação é uma ferramenta importante para potencializar a interatividade entre as áreas de uma empresa, visando a otimização dos trabalhos.

Com relação ao público externo, o marketing cumpre um papel essencial para que as pessoas entendam quais são os propósitos do negócio, os diferenciais e por que é importante contar com seus produtos e serviços.

 

Conclusão

A proposta deste conteúdo foi demostrar a importância da comunicação e passar algumas dicas para otimiza-la na sua empresa.

Um dos caminhos para esse objetivo citado é a telecomunicação, pois implantando um sistema de telefonia eficiente você conseguirá integrar os departamentos, propiciando uma interatividade maior entre eles.

A Mundo Telecom conta com profissionais altamente qualificados e as melhores soluções em comunicação de voz para você. Entre em contato conosco!