Atendimento: 0800 031 1919 | (31) 2552-1919

Acompanhe 7 tendências para o mercado de Telecom

Autor Mundo Telecom


Postado em June 25, 2020 at 11:30 AMÚltimas Notícias,GESTÃO DE TELECOM,NOVAS TECNOLOGIAS


Acompanhe 7 tendências para o mercado de Telecom

O novo padrão de comportamento imposto pela pandemia do novo coronavírus trará perspectiva de crescimento para o mercado de telecomunicações. Isso é a afirmação de um estudo do International Data Corporation Brasil (IDC), que prevê que aproximadamente 40% das empresas tendem a investir em ferramentas para otimizar a comunicação interna e externa.

Além disso, o órgão mostra ainda que, mesmo com as adversidades impostas pela doença, o segmento deve crescer 0,7% em 2020, fato que deve ser comemorado, pois no ano passado o setor registrou retração de 0,4%. 

O aporte se deve ao fato de que a Covid-19 proporcionou boas experiências no mercado de trabalho, principalmente no que diz respeito ao home office e a serviços baseados em interatividade e armazenamento de dados em nuvem.

Neste contexto, vamos falar das 7 principais tendências para o mercado de Telecom, confira no decorrer deste artigo.

 

5G

Essa é uma importante tecnologia do mercado atual. A 5G traz inúmeras vantagens em relação a quarta geração.

Uma delas é a sua capacidade de comportar um fluxo alto de dados que são compartilhados pelos dispositivos móveis no mundo inteiro.

Apenas para efeito de comparação, a 4G consegue oferecer velocidade média de 33 Mbps, já a 5G oferece performance até 100 vezes maior que esse número.

Além disso, a 5G viabiliza aproximadamente 90% de economia de energia, tem a conexão mais rápida, permite maior conectividade simultânea, possibilita maior capacidade de transferir dados, entre outros aspectos. 

 

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é uma tecnologia que possibilita obter maior autonomia no fluxo de trabalho por meio da implementação de técnicas que automatizam processos.

Além de proporcionar mais conforto e eficiência, a AI reduz a chance de falha humana na execução das funções, viabilizando melhor experiência para os clientes.

No âmbito das telecomunicações, a AI tem grande valor em otimizar a infraestrutura de call centers, automatizando o trâmite no atendimento ao público, dando mais celeridade e assertividade ao atendimento.

 

Internet das Coisas (IoT)

No que diz respeito a independência dos processos, outra tecnologia que tem grande impacto no setor de telecomunicações é a Internet das Coisas (IoT), principalmente por sua capacidade de estabelecer conectividade entre áreas estratégicas das empresas, otimizando a rotina no dia a dia.

A medida traz inúmeras vantagens como melhor aproveitamento do tempo, conexão em tempo real entre os departamentos, mais economia, otimização do atendimento ao cliente, auxílio na tomada de decisões, além de também minimizar possibilidade de erros e falhas.

 

Análise de Dados

Além da aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a pandemia faz com que as empresas tenham mais preocupação com os dados dos seus clientes, principalmente porque o comportamento do consumidor mudou consideravelmente neste período, no que tange ao acesso a produtos e serviços.

Sendo assim, as empresas do setor de telecomunicações têm que repensar suas estratégias e ferramentas que serão disponibilizadas para seu público alvo.

Um exemplo de serviço implantado pela Mundo Telecom, é o PABX-IP que, por meio de uma rede de computadores estruturada com o Protocolo Voip, consegue transformar dados analógicos em pacotes digitais para serem transferidos na mesma rede.

Esse sistema permite ainda registrar informações das chamadas realizadas dentro da empresa, fato que possibilita extrair relatórios gerenciais que vão nortear decisões. sobre o andamento do fluxo de trabalho e dinamização dos trâmites funcionais.

Saiba mais sobre o tema no post “Saiba como as soluções de telefonia podem ajudá-lo a aderir ao Home Office”, que está em nosso blog.

 

Manutenção preditiva

A importância da análise que enfatizamos anteriormente é o que dá vida a manutenção preditiva, prática que por meio de indicadores previamente registrados através de técnicas de Inteligência Artificial, permite agir preventivamente para o melhor funcionamento das ferramentas de telecomunicação.

Do ponto de vista prático, as empresas podem acompanhar a performance de algum equipamento como torres de comunicação, centros de dados e linhas de energia, buscando monitorar a vida útil de tais mecanismos e se antever a um possível defeito, evitando prejuízo para a prestação de serviços.

 

Comportamento das pessoas

Abordamos brevemente a questão do comportamento das pessoas, mas esse é um fato que merece um tópico exclusivo.

As plataformas digitais, não só trouxeram comodidade para os indivíduos, mas deram a eles o empoderamento de escolher o que desejam consumir em meio a um amplo leque de opções.

Este momento exige que as empresas invistam no aperfeiçoamento da sua comunicação com seu público alvo, buscando entender suas necessidades para melhor atendê-los.

Esse aprimoramento da interatividade com o público passa também por investimento em alternativas eficazes de telecomunicação para que o cliente tenha a melhor experiência no contato com o seu negócio.

 

Comunicação na nuvem

Uma das tendências que ganhou força na pandemia foi a comunicação na nuvem, principalmente com o aumento dos trabalhos executados em home office.

No âmbito das telecomunicações, existem vários serviços que funcionam neste formato, dependendo apenas da conexão com a internet.

Um deles é o Cloud Phone, uma tecnologia de voz capaz de conectar pessoas por meio de um canal alternativo de comunicação instalado por exemplo no próprio site da empresa.

A ferramenta funciona em dispositivos móveis como desktops e celulares, fato que permite a interatividade entre os usuários, não importando a distância. Você pode saber mais sobre este mecanismo no post “Cloud Phone: saiba como essa tecnologia pode ser útil para sua empresa”, que está no nosso blog.

 

Conclusão

Mesmo em um cenário tão adverso, o segmento de telecomunicações consegue sobreviver e ainda, não só prosperar, mas levar soluções de alta qualidade a várias empresas, contribuindo de certa forma para o funcionamento de várias companhias neste momento tão difícil.

Nós da Mundo Telecom não medimos esforços para disponibilizar as melhores alternativas para o seu negócio, respeitando as peculiaridades e as necessidades que você precisa.

Se você quer investir em uma nova infraestrutura de serviços telecom, fale agora mesmo conosco!