Saiba como as soluções de telefonia podem ajudá-lo a aderir ao Home Office
Autor Mundo Telecom
Postado em June 10, 2020 at 11:10 AMÚltimas Notícias,NOVAS TECNOLOGIAS,TELEFONIA E DADOS
A possibilidade de trabalhar em casa vem crescendo em larga escala, e a pandemia do novo coronavírus fez com que este modelo profissional ganhasse ainda mais notoriedade e importância no mercado.
De acordo com o estudo Tendências de Marketing e Tecnologia 2020: Humanidade Redefinida e os Novos Negócios, que foi coordenado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a previsão é de que o número de empresas a aderir este modelo cresça aproximadamente 30% .
Essa nova realidade faz com que as companhias tenham que pensar em novas estratégias para otimizar os processos no dia a dia.
No que diz respeito a comunicação, o investimento em uma infraestrutura de telefonia é fundamental para garantir maior interatividade entre os funcionários durante os trabalhos.
Neste contexto, elaboramos um conteúdo para mostrar como algumas soluções de telecomunicações podem ajuda-lo a implantar o home office no seu negócio com excelência. Boa leitura!
Lembrando o conceito de Home Office
O Home office consiste em um formato laboral que permite executar as tarefas de casa, proporcionando mais praticidade e conforto para os colaboradores.
Importante entender o conceito, pois algumas pessoas confundem trabalho remoto com home office. Embora sejam parecidos, os dois modelos tem algumas diferenças.
A principal delas diz respeito ao local de trabalho, já que o home office prevê que as atividades sejam feitas da residência, já o perfil remoto abre leque para estar em outros locais como um café, um escritório de coworking, entre outras possibilidades.
Quais as vantagens do Home Office para trabalhadores e empresas?
Para os profissionais, a principal vantagem é a comodidade de estar no conforto do seu lar para exercer suas funções, não precisando se desgastar com o deslocamento até o trabalho.
O tempo perdido no trânsito pode ser otimizado e canalizado para as tarefas do dia, fato que aumenta a produtividade e performance de todo o time.
No que diz respeito as empresas, um dos atrativos é a redução de custos operacionais e estruturais como energia elétrica, limpeza, segurança e outros insumos comuns ao cotidiano das companhias.
Além disso, esse formato representa um ganho em qualidade de vida dos colaboradores, fato que aumenta o desempenho deles, impactando positivamente no desenvolvimento dos negócios e no atendimento aos clientes.
Como as soluções de telefonia podem ajudar na implantação do Home Office?
O mercado de telecomunicações disponibiliza vários dispositivos para facilitar a interatividade no ambiente funcional.
Uma delas é o PABX IP, que utiliza a rede de computadores por meio do protocolo VoIP, que faz a transformação de dados analógicos em pacotes digitais para serem transportados através desta mesma rede.
Sua implantação prevê basicamente uma conexão de internet entre CPUs, além de ser importante a aquisição de aparelhos IP.
A Mundo Telecom tem sólida experiência na instalação e gestão de sistema PABX . Por meio da parceria com a Leucotron, realizamos todo o trabalho desta tecnologia na sua empresa, fazendo operação e manutenção dos equipamentos, além do monitoramento e diagnóstico remoto, pro-ativo e em tempo real.
Como o PABX IP impacta no modelo Home Office?
Trata-se de uma ferramenta que traz consigo um mix de funcionalidades e benefícios para quem a utiliza. Confira algumas vantagens!
Ramais em diferentes dispositivos
É possível configurar computadores e smartphones para que estes funcionem como ramais móveis, podendo inclusive receber e realizar chamadas, por meio de uma conexão de internet.
Possibilidade que dá versatilidade as ações do dia a dia, viabilizando a resolução de problemas e encaminhamento dos processos.
Ainda sobre os ramais, outra prerrogativa interessante é que as ligações entre eles são realizadas sem custos e com a facilidade de discar apenas o número de destino. Portanto, além de funcional o PABX IP é menos oneroso para as companhias.
Gestão Otimizada
É possível gerir as informações do sistema de telefonia do seu negócio, por meio de relatórios gerenciais que registram as ligações realizadas e recebidas ao longo de determinado período.
Tais indicadores podem nortear tomadas de decisões sobre o andamento do fluxo de trabalho e dinamização dos trâmites funcionais.
Centralização das funções
Essa possiblidade permite redirecionar as ligações para um único ramal, o que é possível através de um software de gestão de call center.
A medida, além de viabilizar economia no orçamento, possibilita reduzir o número de colaboradores ou realoca-los para outras áreas.
Descentralização dos serviços
Ao passo que é possível concentrar as atividades de telefonia em um único local, também é viável distribuir as bases de atendimento. Qual é mais interessante? Vai depender do perfil do seu negócio.
Por exemplo, as vezes você precisa contar com a função de desviar a ligação para uma outra unidade quando uma estiver ocupada, desburocratizando o processo, deixando mais dinâmico.
Custo baixo
A sua implantação tem custo mais baixo, em relação a um sistema de telefonia convencional, o que o torna mais acessível aos empresários, principalmente em um momento de crise econômica tão acentuada.
O preço reduzido é devido a ausência da necessidade de uma infraestrutura robusta na sua instalação.
Personalização de acordo com sua necessidade
O PABX IP se adequa a diferentes perfis de negócio, o que o torna uma ferramenta bastante atrativa.
O mecanismo possibilita, por exemplo, criar uma central telefônica, implantar várias funcionalidades como siga-me e transferências de chamadas.
Além disso, ele permite fazer integração com outros softwares como um CRM e o Enterprise Resource Planning (ERP). Aliás, caso seja do seu interesse esse perfil de gestão na sua companhia, fica a dica para ler o artigo “Integração do sistema de telefonia a outras plataformas de gestão da empresa: entenda mais sobre o assunto”, que está no nosso blog.
Como estruturar o Home Office com um sistema de telefonia eficiente?
O trabalho fora da base oficial da empresa traz inúmeros benefícios para os colaboradores, no que diz respeito a sensação de bem-estar e qualidade de vida, atributos que impactam no desempenho deles.
Entretanto, procuramos mostrar que esse modelo precisa ter uma comunicação otimizada, com o intuito de garantir o bom andamento das atividades e a satisfação dos clientes.
Pensando nisso, é essencial contar com uma estrutura de telefonia funcional e que atenda às suas necessidades.
A Mundo Telecom está à disposição para atendê-lo com uma solução moderna e customizada, buscando sempre contribuir para a excelência e o desenvolvimento do seu negócio. Faça contato com nossos consultores!