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Veja como oferecer atendimento personalizado aos seus clientes VIP

Autor Mundo Telecom


Postado em January 23, 2020 at 11:10 AMNOVAS TECNOLOGIAS,Últimas Notícias


Veja como oferecer atendimento personalizado aos seus clientes VIP

Para alcançar resultados satisfatórios, qualquer empresa depende da eficiência em atender às demandas do consumidor. Isso não se reduz à oferta de produtos e serviços qualificados, mas também agrega a excelência na comunicação com o público. Por isso, independentemente do ramo do seu negócio, é fundamental oferecer atendimento personalizado.

A personalização é um fator cada vez mais importante para a captação e a retenção de clientes. Trata-se de um fenômeno conceituado por Philip Kotler, que, ao definir o perfil do consumidor moderno, deu destaque para a crescente preferência dada a marcas que personalizam sua experiência.

Dessa maneira, a implementação dessa ideia em sua companhia pode ser a peça que falta para qualificar o serviço prestado aos clientes VIP e potencializar suas vendas. Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo, vamos explicar as vantagens do atendimento personalizado e, ainda, indicar como você pode executar essa ideia no seu negócio. Siga a leitura!

Quais são as vantagens de realizar um atendimento personalizado?

Nas últimas décadas, o mundo passou por um processo de expansão tecnológica com consequências em todas as esferas. A expansão da internet, por exemplo, diminuiu as barreiras de entrada de empresas no mercado e impulsionou o acesso à informação. Como resultado, notamos cenários comerciais cada vez mais competitivos.

Entre muitas razões, isso se dá porque o consumidor, hoje, encontra-se no topo da hierarquia de mercado. Com muitas opções em mãos e extrema facilidade para obter informações sobre as companhias com que faz negócio, o público atual se dá o direito de exigir um atendimento cada vez mais qualificado. Ele não quer ser tratado como um mero número em uma planilha de vendas, mas, sim, como um ser humano pleno.

Dessa forma, não basta adotar uma comunicação excelente, é preciso que ela faça o consumidor se sentir parte de algo maior do que uma simples transação comercial. Oferecer tratamento VIP a determinados clientes, por exemplo, é uma medida que evidencia a importância da pessoa para a empresa e valoriza relacionamentos mais duradouros.

Para que tudo isso seja possível, é preciso entender como oferecer um atendimento personalizado. No próximo tópico, passaremos dicas valiosas para você alcançar esse patamar.

O que fazer para oferecer esse tipo de atendimento?

Agora que você entende a importância de oferecer atendimento personalizado aos seus clientes, pode começar a preparar sua empresa para adotar práticas nesse sentido. Aqui, é importante ressaltar a relevância de contar com uma infraestrutura adequada, afinal, equipamentos de ponta são parte essencial nesse processo.

Se você utiliza o telefone para receber contatos de clientes, por exemplo, deve prezar pela agilidade do processo. Afinal, por mais personalizado que seja o atendimento, ele só será satisfatório se for devidamente eficiente. Adquirir um PABX, dispositivo que distribui linhas entre diversos ramais, é uma boa ideia para aumentar a produtividade das equipes e reduzir o tempo de espera.

A seguir, vamos listar outros procedimentos necessários para a implementação do atendimento personalizado. Continue lendo!

Estude e compreenda o cliente

Não há como personalizar um atendimento se você não conhece as características do seu cliente, não é? Portanto, estude profundamente as peculiaridades da sua audiência e entenda suas principais necessidades. Só assim, é possível adotar uma abordagem que dialogue com ela de modo a proporcionar uma experiência adequada.

Um fator que deve ser levado em conta em qualquer tipo de movimento nesse sentido é a linguagem a ser utilizada. Entender a formalidade conveniente para se comunicar com seus clientes é essencial para promover um atendimento de acordo com suas principais demandas.

É fundamental, também, entender o que deve ser evitado ao lidar com cada consumidor. Exemplos muito comuns são atendimentos demorados demais ou ligações em horários descabidos. Coloque-se no lugar do consumidor e entregue um serviço condizente com suas exigências.

Utilize técnicas de humanização

A humanização do atendimento é outra tendência inevitável para quem lida com o consumidor moderno. Isso porque uma de suas peculiaridades é o desejo de que as marcas com que se relaciona se portem como verdadeiros membros da comunidade. Essa imagem pode ser alcançada com algumas técnicas bem simples.

Para começar, utilize o primeiro nome do cliente durante o atendimento. Isso gera uma relação de proximidade e até facilita o andamento de qualquer negociação. Outra prática interessante é determinar que os atendentes também se apresentem pelo nome próprio, de modo a demonstrar a reciprocidade dessa humanização.

Caso se encaixe na sua situação, outra dica útil é buscar oportunidades para realizar encontros face a face. É claro que realizar um suporte por canais de telefonia e internet é fundamental, mas nada melhor para gerar confiança do que uma reunião olho no olho.

Faça uso de dados para direcionar a comunicação

Se você ainda não coleta os dados deixados pelos seus clientes, é hora de começar. Informações referentes ao comportamento e às escolhas do consumidor são essenciais para moldar suas abordagens. Se você sabe, por exemplo, o tipo de solução que ele adquiriu no passado, pode ofertar produtos relevantes no presente.

Mais do que isso, os dados servem para indicar seus clientes mais importantes, que podem ser alvos de tratamento VIP. Uma boa prática é empregar esses dados para montar programas de fidelidade, oferecendo brindes, descontos e recompensas personalizados.

Construa um relacionamento duradouro

Se você busca personalizar a experiência do cliente, deve prezar pela longevidade do relacionamento. Afinal, quanto mais tempo você passa lidando com o mesmo consumidor, mais informações vai obter para qualificar seu atendimento. Então, certifique-se de que o momento da compra não seja a última fase da relação.

Realizar uma ligação pós-venda e perguntar sobre a satisfação com a transação é uma maneira simples e eficiente de reforçar o seu compromisso com a qualidade. Além disso, a partir dos insights gerados pelo feedback, fica mais fácil adotar medidas para otimizar o processo de atendimento e até facilitar o fechamento de vendas.

O oferecimento de um atendimento personalizado aos seus clientes VIPs não é apenas uma tendência de mercado, mas um ponto crucial para os resultados de sua empresa. Para implementar essa ideia, busque aprofundar o conhecimento sobre os consumidores, humanizar a comunicação da sua empresa e utilizar dados para promover experiências qualificadas.

E aí, pronto para personalizar o atendimento ao cliente? O que achou das dicas listadas no post? Compartilhe-as com seus contatos! Para acompanhar mais conteúdos nos siga no Linkedin, Facebook e Instagram.