Você sabe o que é um PABX? Entenda mais sobre o assunto!
Autor Mundo Telecom
Postado em December 05, 2019 at 2:30 PMÚltimas Notícias,TELEFONIA E DADOS
Afinal, o que é um PABX e como ele funciona?
O Private Automatic Branch Exchange (PABX) — que pode ser traduzido para algo como troca automática de ramais privados — consiste em um dispositivo criado com o objetivo de distribuir linhas telefônicas entre diversos ramais. Dessa forma, a empresa tem diversos telefones conectados a uma ou mais linhas, podendo fazer ligações gratuitas internamente , além de realizar e receber ligações externas simultaneamente.
Logo de início, a implantação contribui para reduzir os custos empresariais, visto que, com ele, deixa de ser necessário contratar uma linha para cada colaborador, o que tornaria o gasto com telefonia exorbitante para grandes empresas.
Quais são as vantagens de adotá-lo na empresa?
Sabendo o que é um PABX, já é possível ter uma ideia de como ele é vantajoso para as empresas. Veja abaixo alguns dos benefícios que podem ser alcançados ao investir nesse recurso.
Redução de custos
Como dito no tópico anterior, a redução de custos já é percebida no princípio. Contudo, indo além da economia dos gastos com a contratação de linhas também podemos citar o baixo custo com manutenção.
Aumento da produtividade
Ao implantar um PABX, os colaboradores não precisam esperar que o telefone seja desocupado para realizar as ligações necessárias ou evoluir suas atividades, caso seja um plano de telefonia ilimitada por exemplo, as chamadas poderão ser feitas em qualquer momento.
Melhora na comunicação
Tanto a comunicação interna, entre os colaboradores quanto a externa, com parceiros e fornecedores por exemplo, passam a ser melhores e mais ágeis.
Melhora no atendimento aos clientes
Outra grande vantagem para as empresas é a possibilidade de melhorar o atendimento aos clientes. Ao oferecer o telefone como canal de comunicação, usando o PABX consegue-se evitar o problema da linha ocupada ou de longas filas de espera para que a chamada seja atendida.
Quais são os tipos de PABX existentes?
Existem diversos tipos de PABX, cada um com características e benefícios distintos. Conhecer as opções é a melhor maneira de fazer a escolha mais adequada para o seu negócio. Saiba mais sobre elas.
PABX Analógico ou Tradicional
O PABX Analógico está ligado a linhas convencionais, contratadas de uma empresa de telefonia fixa , e não oferece recursos mais robustos e avançados para as empresas. Ele demanda a realização de manutenções periódicas, realizadas fisicamente, com um suporte técnico devidamente qualificado.
Entre as principais funcionalidades que oferece estão:
- identificador de chamadas;
- chamada em espera;
- bloqueio para o recebimento de ligações a cobrar;
- gestão das ligações (internas e externas).
Continua sendo um PABX muito utilizado no mercado mas que vem perdendo espaço para os novos PABX IP em função da própria evolução tecnológica das rede telefônicas das operadoras.
PABX Digital
O PABX digital é mais moderno que o analógico e proporciona mais qualidade para as chamadas, controlando o volume da escuta e evitando ruídos, por exemplo. Entretanto, para que ele funcione com a qualidade esperada, necessitam de operar sobre as linhas digitais fornecidas pelas operadoras.
Assim como no caso do analógico, demanda mão de obra qualificada para realizar as manutenções. Além das funcionalidades listadas acima, também oferece:
- ligações simultâneas;
- discagem diretas para ramais (chamada de DDR);
- conexão com linhas digitais e entroncamento digital;
- chamadas sem ruídos;
- controle de tempo de ligações; entre outros benefícios.
PABX IP
O PABX IP apresenta uma gama de recursos que nenhuma das duas outras opções oferecem. A implantação é rápida e simples e ele conta com uma rede integrada a uma interface única. Os ramais são virtuais possibilitando realizar ligações gratuitas entre eles (desde que os sistemas estejam conectados) — até mesmo entre filiais, ainda que uma delas esteja do outro lado do mundo.
Funciona com tecnologia de voz por IP (VoIP ou Telefonia IP ou Telefonia SIP), utilizando a rede de dados para transporte das chamadas de maneira similar a telefonia convencional (STFC), além de poderem ser utilizados como PABX tradicional.
Ele é uma das opções mais modernas existentes. Umas de suas grandes vantagens é que permite que as operadoras ofereçam tarifas de valores mais baixos, principalmente para chamadas de longa distância.
Permite também adotar a Unidade de Resposta Audível (URA), que nada mais é do que aquelas gravações que indicam um menu durante a ligação. Assim, torna-se possível realizar um atendimento personalizado ao público, além de direcioná-lo de forma prática e rápida para o setor com o qual ele deseja falar.
Entre as muitas funcionalidades que oferece, podemos citar:
- ramais remotos;
- possibilidade de audioconferências ou videoconferências;
- gravação de chamadas;
- conexão softphones em computadores ou celulares;
- funciona com aparelhos IP, digitais ou analógicos;
- fila de chamadas.
Além das facilidades operacionais permite uma gama de funcionalidades paras os gestores de TI, desde relatórios customizados até o gerenciamento on-line, de forma tornar mais eficiente a gestão dos serviços de telefonia.
PABX Híbrido
Já o PABX Híbrido é uma espécie de integração entre as opções analógica e digital, ou seja, oferece tanto as opções de um quanto de outro. Ele é especialmente importante para empresas que estão realizando a transição de tecnologias de forma gradual, reduzindo perdas nos ativos já investidos, como nos terminais telefônicos em uso ou integração com outros PABX analógicos existente em filiais por exemplo.
Com o PABX Híbrido é possível integrar as qualidades do PABX analógico com o digital, utilizando ora um ora outro, dependendo da necessidade. Em momentos de transição esse PABX pode ser uma boa opção. Portanto, as suas funcionalidades são as do PABX analógico e a do PABX digital.
PABX Virtual ou PABX Cloud
O PABX Cloud é uma tendência de mercado e funciona de forma parecida com o PABX IP. Nesse caso, em vez de armazenar as informações em um hardware, o processo é feito na nuvem. Além das funcionalidades que os outros apresentam, ele também inclui:
- instalação de telefonia IP facilitada;
- possibilidade de integração com outros sistemas;
- implementação de recursos de forma menos onerosa para a empresa.
Entender o que é um PABX, quais funcionalidades ele oferece e os benefícios que proporciona para as empresas é fundamental para fazer o melhor investimento e aprimorar as rotinas no seu negócio. Com a escolha adequada, é possível obter retornos que vão além da questão financeira, como é o caso do aumento da produtividade e a melhora na qualidade do atendimento.
Gostou do artigo e quer ficar por dentro das nossas publicações? Então, siga nossos perfis nas redes sociais e não perca as novidades. Estamos no Facebook e no LinkedIn!
Caso tenha interesse em saber mais sobre a contratação dessa ferramenta, entre em contato conosco.