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Outsourcing de Telecom: uma ótima opção para governos e empresas!

Autor Mundo Telecom


Postado em May 21, 2020 at 10:40 AMÚltimas Notícias,GESTÃO DE TELECOM


Outsourcing de Telecom: uma ótima opção para governos e empresas!

Você sabe o que é Outsourcing? Consiste na prática de terceirizar serviços ligados a áreas estratégicas da empresa, buscando especialistas externos para gerir e executar os trabalhos. Entregar a gestão de determinados setores para empresas experientes nos assuntos representa maior custo-benefício do que manter uma equipe interna na companhia.

A procura por profissionais especializados cresce a cada dia, pois os gestores passaram a compreender que é necessário administrar os negócios com foco em ganho de produtividade, otimização dos processos e redução de custos.

Neste contexto, mostraremos na sequência como funciona esse formato de gerenciamento e as suas principais vantagens. Aproveite a leitura!

Outsourcing de Telecom: 

A palavra outsourcing literalmente significa “fonte de fora” e sua aplicação ao contexto de terceirização ganha perfeito sentido, pois ela materializa a prática de destinar a terceiros a execução de funções vitais para a empresa.

A prática cai como uma luva para o segmento de telecom, já que possibilita maior organização e controle de toda estrutura do setor, desde registros de chamadas, agilidade às ligações até a manutenção dos equipamentos e otimização dos processos.

Por que o Outsourcing de Telecom é importante?

É comum observarmos que já faz tempo que as companhias terceirizam funções ligadas aos setores de logística, limpeza e transportes. Mas esse cenário vem mudando, principalmente com o novo conceito de Outsourcing, a tendência é que os departamentos essenciais como vendas, finanças e tecnologia da informação ganhem ênfase nesse formato de gestão.

No âmbito do telecom por exemplo esse modelo de gestão ganha ainda mais importância, pois existe a necessidade de otimizar e dar mais dinamismo a comunicação dentro e fora da empresa, atendendo a um cenário de um mundo globalizado.

Além disso, com a alta tecnologia da telefonia fixa e móvel, que impactam no fluxo interno das organizações, compreende-se a necessidade de contar com assessoria especializada para otimizar a gestão dos serviços e gerenciar os processos de Telecom com excelência.

A Mundo Telecom detém de soluções customizadas de outsourcing de telecom, trabalhando com uma infraestrutura sob medida, podendo conter equipamentos de PABX, URA, switches, roteadores, convertores, ATAs, rede interna e externa, linhas telefônicas e troncos digitais, links de dados e firewalls. Alguns clientes como faculdades, prefeituras e bancos usufruem desse formato de serviço.

Quais são os tipos de Outsourcing?

Agora que você já entendeu mais sobre o que é o outsourcing, conheça os seus principais formatos abaixo.

Offshore Outsourcing

Essa modalidade permite migrar todas as atribuições da área terceirizada para outros países. O principal atrativo é o custo baixo de mão de obra nestas localidades, fato que torna a contratação deste serviço mais interessante.

A única dificuldade são as diferenças culturais de cada federação que pode dificultar o andamento dos processos. 

Onshore Outsourcing

Este formato é justamente o oposto da Offshore, ou seja, a terceirização aqui se limita as fronteiras do país de origem.

Neste contexto, o gerenciamento fica mais centralizado e a gestão se torna mais limitada entre a empresa e o time de outsourcing, este modelo é um dos mais procurados pelas empresas.

Nearshore Outsourcing

Consiste no meio termo das duas modalidades anteriores, pois a proposta é aplicar a gestão outsourcing em países vizinhos.

A ideia é facilitar o atendimento para as partes envolvidas, em função da similaridade cultural das localidades.

Outro facilitador é minimizar ou excluir possíveis impactos com fuso-horário, já que você contará com assessoria em locais próximos, facilitando a interatividade entre as equipes.

Benefícios do Outsourcing:

Chegou o momento de falar detalhadamente porque vale a pena investir nesse serviço completo de gestão para o seu negócio. Vamos aos principais motivos:

Custo acessível

De acordo com consultor em Growth Hacking, Robert Sena, os departamentos de Telecom corresponde entre 25 e 35% do orçamento de TI, percentual significativo e que impacta bastante no orçamento das companhias.

Portanto, a possibilidade de contar com uma solução terceirizada com um preço adequado ao orçamento é um dos atrativos. É viável utilizar o outsourcing sem precisar de implantar uma estrutura com máquinas e colaboradores, fato que aumenta muito os gastos trabalhistas com o pessoal e de manutenção de equipamentos.

Mesmo que todos estes gastos sejam considerados pela empresa terceirizada, ainda assim é mais rentável o investimento. Até porque todo o time responsável pelo gerenciamento do seu outsourcing será coordenado por outra companhia, o que evita a preocupação de ter que arcar com o ônus de ter uma equipe interna.

 Assistência qualificada

Os profissionais especializados em outsourcing contam com sólida expertise na prestação deste serviço.

No segmento de telecom por exemplo, a qualidade destes colaboradores é fundamental, pois garante que toda a estrutura seja implantada com eficiência, além de proporcionar um ótimo funcionamento, otimizando os trabalhos do dia a dia.  

Desta forma é possível preservar o bom funcionamento dos processos internos, impactando positivamente na satisfação dos clientes

Garantia de maior produtividade

Outra vantagem da terceirização desta modalidade de gestão é proporcionar impacto positivo na produtividade. Isto porque destinar essa função para empresas de fora evita que colaboradores internos fiquem sobrecarregados com muitas atribuições que podem ser resolvidas externamente com mais eficiência.

Além disso, todos terão acesso a informações relevantes de forma eficaz, o que possibilita ter maior flexibilidade de horário para trabalhar além da possibilidade do formato remoto o que pode impactar na satisfação e proporcionar maior produtividade.

Atendimento sob demanda para o público

Com o outsourcing é possível contar com infraestrutura de banco de dados, softwares específicos, entre outros. Fato que permite atender às necessidades das pessoas.

Neste contexto, você pode escolher as melhores soluções de tecnologia do mercado para que seus colaboradores possam aperfeiçoar a sua rotina de trabalho, buscando atuar com foco no seu consumidor, visando melhorar a eficiência do seu negócio.

Melhor organização das demandas

No outsourcing Telecom é mais fácil ter mais controle de que as demandas serão entregues no prazo combinado.

Quando esse sistema é gerido internamente pode ser que algum profissional da área deixe de priorizar uma tarefa importante, resultando em queda na performance de trabalho e prejudicando o atendimento ao cliente.

Mais segurança das informações

O outsourcing lança mão de datacenters motors que são capazes de armazenar e coletar informações dos sistemas de telefonia, fato que viabiliza maior proteção para sua empresa e os seus públicos estratégicos.

Além disso, essa preservação dos dados transmite maior credibilidade para seus consumidores, fato que potencializa o fortalecimento da marca e aumenta sua capacidade de fidelizar clientes.

Por que a Mundo Telecom pode ser a sua solução em outsourcing de Telecom?

A Mundo Telecom está no mercado de telefonia há mais de uma década oferecendo as melhores soluções para governos e empresas de diferentes segmentos.

O nosso objetivo é proporcionar a todos a melhor experiência ao contratar os nossos serviços, mostrando que a nossa expertise e atendimento é o nosso diferencial. Pensando nisso, contamos com especialistas que não medem esforços para alcançar essa meta.

No que diz respeito ao outsourcing, cuidamos de todo o serviço que a área exige, possuímos um sistema de gerenciamento de vários dispositivos de comunicação de voz, deixando o diálogo com o público interno e externo mais transparente e produtivo.

Ficou interessado? Então não perca tempo e entre em contato com os nossos consultores. Será um prazer atendê-lo.