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Confira as principais mudanças de comportamento dos usuários de Telecom no cenário atual.

Autor Mundo Telecom


Postado em August 13, 2020 at 11:50 AMÚltimas Notícias,GESTÃO DE TELECOM,NOVAS TECNOLOGIAS


Confira as principais mudanças de comportamento dos usuários de Telecom no cenário atual.

O avanço das novas tecnologias e, mais precisamente, a pandemia do novo coronavírus causou mudanças no comportamento do consumidor perante os serviços de telecomunicações, provocando um processo de transformação digital, no sentido de apresentar novas soluções no mercado.

De acordo com estudo da consultoria Boston Consulting Group (BCG), aproximadamente 48% dos brasileiros passaram a perceber com mais clareza a importância destes insumos, quantitativo que demonstra o protagonismo da internet em várias áreas como entretenimento, trabalho, escola, entre outros ramos.

Ainda de acordo com a pesquisa, houve um aumento de 41% na utilização dos serviços no segmento telecom entre os meses de março e maio, principalmente para videoconferências e aulas online.

Tais indicadores evidenciam um divisor de águas nos paradigmas de interatividade das pessoas com ferramentas de telecomunicação. Tais mudanças e o impacto delas é o que veremos na sequência do conteúdo. Acompanhe até o final!

 

Qual o cenário da telecomunicação no Brasil?

Os indicadores demonstrados até aqui destacam que o setor está ganhando status de protagonismo em meio a um processo de transformação digital e mudança de comportamento das pessoas.

Tal situação amplia a necessidade dos players investirem em sistemas cada vez mais ágeis, versáteis e funcionais, que proporcionem a melhor experiência ao cliente, no que diz respeito a qualidade e velocidade que eles esperam das ferramentas.

Com o objetivo de se ajustar a essas demandas do mercado e oferecer soluções adequadas e robustas, a Mundo Telecom por exemplo possui uma série de funcionalidades que viabilizam a comunicação entre os usuários, permitindo a interação em diferentes localidades, por meio de mecanismos que permitem que empresas coloquem seus funcionários em home office, não comprometendo os trabalhos no dia a dia.

Caso queira saber mais sobre a relação entre telecomunicações e o trabalho remoto, fica a dica de leitura do conteúdo “Home Office, em tempo de crise essa é uma ótima alternativa!”, que está em nossa página.

 

Quais as principais mudanças de comportamento dos usuários de telecom?

Relação custo-benefício

Outro aspecto apontado pelo estudo da BCG é que as pessoas passaram a observar com mais critérios o que elas retiram de valor daquilo que se paga, fato que representa uma oportunidade para as empresas agregarem atributos diferenciais aos seus produtos e serviços, ganhando vantagem competitiva no mercado.

Neste contexto, as empresas demonstraram resiliência para entender o momento e se adequarem as demandas do público, o que fez com que elas aumentassem a sua percepção positiva sobre suas marcas.

Maior foco no e-commerce

De acordo com pesquisa do Grupo No Zebra Network (NZN), 71% dos brasileiros passaram a comprar mais pela internet após a Covid-19, percentual que ilustra bem o foco no comércio eletrônico.

Fazendo um paralelo com o âmbito das telecomunicações, para que os negócios funcionem bem nas plataformas digitais é imprescindível uma infraestrutura adequada que viabilize uma conectividade estável e rápida, incluindo diferentes canais de comunicação. Esse investimento proporciona maior otimização e volume de vendas, resultando no crescimento dos mais diversos setores.

Uma das ferramentas utilizada nesse contexto para propiciar mais agilidade e comodidade aos usuários é o Cloud Phone que permite que os clientes entrem em contato com a empresa a qualquer momento com apenas um clique no seu site, gerando um diferencial competitivo.

Maior consideração para as conexões

Ainda no âmbito da importância da conectividade, é pertinente as empresas pensarem que a interatividade com seu público não se esgota na conclusão de uma compra ou se resume ao processo até a aquisição de um produto ou serviço.

Atualmente existe a necessidade das pessoas de buscar conexões que vão muito além do trabalho ou de uma obtenção de algo.

O objetivo principal pode até ser esse, mas, ao trabalhar com esse desenvolvimento tecnológico, é importante pensar em projetos de comunicação que proporcionem conexão humana, bem-estar, satisfação e que aprofundem as relações entre empresa e cliente, reforçando os valores da organização.

Experiência como diferencial

Como falamos anteriormente, os cidadãos não buscam apenas adquirir um produto, mas sim em vivenciar uma experiência única, que agrega valor ao que eles estão adquirindo. É como ir a um show do artista que você mais gosta, não só para ouvir aquela música preferida, mas é pelo que ele será capaz de te proporcionar emocionalmente, incluindo toda estrutura a sua volta.

Trazendo a discussão para o âmbito da telecomunicação, uma infraestrutura de telecom não é apenas a instalação de aparelhos que vão permitir que você ligue para alguém. São soluções para possibilitar resolver o problema de uma pessoa no momento que ela mais precisa, para isso a empresa precisa disponibilizar um atendimento ágil e eficaz, sendo possível estabelecer uma relação de fidelidade e confiança entre marca e consumidor.

 

Tendências do mercado de telecomunicações

Em meio a tantas mudanças de comportamento, é importante mostrar quais são as adaptações que o segmento Telecom necessita fazer para otimizar o atendimento ao público. Confira!

Armazenamento na Nuvem

Segundo pesquisa da Unisys, empresa que atua no segmento de soluções em Tecnologia da Informação, a tendência é que cerca de 68% das companhias migrem os dados para aplicativos geridos na nuvem nos próximos anos.

Através dessa tendência, a velocidade irá determinar como funcionará essa acumulação em nuvem, garantindo, também, o menor uso de energia, mesmo que muitas tarefas de computação estejam sendo executadas.

Telefonia digital

A pandemia do novo coronavírus acelerou algo que já era tendência, que é a telefonia digital, ou seja, trata-se da telefonia IP, que é aquela que permite que uma chamada telefônica seja convertida em sinais digitais e transmitida pela internet. Algumas de suas vantagens são:

Mobilidade: você pode participar de reuniões e se comunicar com clientes e colaboradores de qualquer lugar, desde que haja uma boa conexão à internet. Da mesma forma, os funcionários podem contam com ramais móveis, o que os permite efetuarem e atenderem ligações fora dos seus locais de trabalho.

Versatilidade: Um sistema de telefonia IP é muito mais versátil que o modelo tradicional. Isso porque, além de fazer ligações para aparelhos telefônicos, a tecnologia consegue alcançar outros tipos de dispositivos, como tablets e computadores.

Redução de custos: A redução de custos proporcionada pela telefonia VoIP não se restringe ao barateamento das chamadas telefônicas. Além desse fator, a tecnologia demanda muito menos espaço físico do que um sistema convencional, o que reduz drasticamente os gastos com infraestrutura.

5G

Uma das tendências em telecomunicação é uma conexão mais robusta, que proporcione maior velocidade e eficiência na interação entre as pessoas.

A perspectiva é que esse novo formato de rede sem fio proporcione uma conexão de rede instantânea, viabilizando a interatividade em tempo real entre os membros conectados na internet.

Internet das Coisas

Essa é uma das áreas que se espera significativos avanços, porque, por meio da conexão de vários dispositivos físicos, a IoT é capaz de otimizar processos nos mais diversos segmentos de negócios, abrindo possibilidade para que empresas se desenvolvam em ambientes digitais.

No âmbito das telecomunicações ela se encaixa como uma luva e suas vantagens ainda estão sendo exploradas, uma vez que esse é um conceito novo no Brasil.

 

Gostou do conteúdo? Quer saber mais tendências do segmento? Não deixe de ler mais artigos no nosso blog. Caso queira conhecer alguma dessas soluções citadas no conteúdo, estamos à disposição para lhe ajudar!