Atendimento: 0800 031 1919 | (31) 2552-1919

Quer redução de custos em TI de maneira significativa? Veja 7 dicas!

Autor Mundo Telecom


Postado em April 02, 2020 at 12:10 PMÚltimas Notícias,GESTÃO DE TELECOM


Quer redução de custos em TI de maneira significativa? Veja 7 dicas!

Toda empresa de TI tem custos inerentes para o seu funcionamento: telefonia, aquisição de hardware, manutenção de rede, contratação de serviços, entre outros. Por isso, é fundamental conseguir identificar quais são os principais deles e obter uma otimização para redução de custos em TI.

Afinal, isso representa uma possibilidade de se tornar mais eficiente, bem como de direcionar as finanças para outros pontos que podem levar ao crescimento da empresa. Com isso, as ações fluem melhor e é possível obter mais sucesso no mercado — que já é altamente competitivo.

Veja 7 formas de reduzir gastos em TI em sua empresa e tire suas dúvidas sobre esse tema. Boa leitura!

1. Migre para a nuvem

Uma das principais formas de reduzir custos envolvidos com a área de TI é realizando a migração dos servidores físicos para a nuvem. Isso porque os custos envolvidos com computação física podem ser altos, envolvendo algumas questões, como:

  • custos com aquisição e manutenção de servidores físicos;
  • aquisição de licenças de softwares e sistemas operacionais;
  • custos elevados com a compra de um novo hardware quando os servidores alcançam seus limites.

Com a nuvem, há a possibilidade de escalabilidade dos serviços, ou seja, você consegue adquirir mais recursos e espaço de acordo com a sua necessidade, de forma que não precisa pagar a mais no momento por algo que está acima do que precisará utilizar.

Além disso, em muitos casos, pode ocorrer a substituição do uso de soluções que dependam de licença e aquisição de softwares por recursos na nuvem, que, muitas vezes, são muito mais baratos. É o caso, por exemplo, da substituição do Pacote Office instalado para o uso de Office (ou Google Docs) na nuvem.

Outro ponto é que a maioria das empresas que trabalha com hospedagem em cloud computing trabalha também com cobrança on demand, ou seja, você paga apenas os recursos que utilizar.

Dessa forma, caso necessite de mais recursos, poderá conseguir provisionamento para esse fim. Caso reduza o uso de recursos, pagará menos mensalmente por isso. Vantajoso, não é mesmo?

2. Providencie a automação de processos

A automação de processos é um dos melhores recursos para conseguir resolver questões relacionadas com a redução de custos e para obter, também, o aumento da produtividade do seu negócio ao longo do tempo.

A automação permite, por exemplo, a agilidade na realização de determinadas tarefas, bem como minimiza a necessidade de ter colaboradores exclusivos para sua realização. Com isso, é possível ter menos custos por função realizada, melhorando os gastos internos do seu negócio.

A automação de processos permite a redução de falhas nas ações internas, diminuindo a necessidade de refação e conseguindo agilizar entregas para o seu cliente final, bem como para ter dados mais fidedignos para o suporte na tomada de decisões.

3. Invista em monitoramento

Para saber como colaboradores e soluções estão operando internamente, verificando se há gargalos ocorrendo que podem implicar prejuízos para a sua empresa, é importante investir em monitoramento.

Com isso, é possível acompanhar os resultados em tempo real, avaliando se há sistemas que estão precisando de manutenção no momento, se há necessidade de averiguar as razões pelas quais determinados processos estão atrasados, entre outros.

Lembre-se de que, ao observar o funcionamento do negócio como um todo, mantém-se o controle adequado das tarefas realizadas, conseguindo melhores resultados e diminuindo possíveis problemas que podem acarretar, justamente, em prejuízos para o seu negócio.

4. Trabalhe soluções integradas

Muitas empresas ainda trabalham com soluções específicas para cada setor. Por exemplo, o setor de vendas tem um sistema específico; o marketing, outro; o setor de atendimento, uma terceira solução, e por aí vai. A questão é que muitas das informações podem — e devem — ser compartilhadas entre os setores.

Diante disso, que tal trabalhar com soluções integradas? Dessa forma, é possível adquirir um mesmo produto que poderá ser compartilhado em toda a rede e será útil para todos. Soluções integradas de telefonia por exemplo é algo que se deve investir.

Encontre soluções, que consigam trazer benefícios para os mais diferentes setores. Além de redução de custos, isso implica uma melhor produtividade e uma melhor gestão da organização como um todo.

5. Realize auditorias de processos

Como falamos, possíveis gargalos podem causar profundos prejuízos em seu negócio. Sendo assim, é importante que os gestores tenham consciência de que não há ações fraudulentas ou crises que podem afetar os processos e, consequentemente, gerar mais gastos.

Por isso, é fundamental a implementação de auditorias de processos. Elas são essenciais para avaliar se há alguma dissonância entre as boas práticas para o setor e aquelas que estejam acontecendo, de fato, em sua empresa.

É importante que elas sejam feitas de forma periódica, avaliando se há discrepâncias que precisam ser resolvidas internamente, quem são os envolvidos e se há necessidade de medidas diante de possíveis ações problemáticas.

6. Avalie os fornecedores

Outro gasto que pode comprometer o orçamento da sua empresa é a contratação de fornecedores que não sejam eficientes de fato. Por exemplo, você pode contratar uma especializada em cloud computing que, de fato, não entregue os resultados pretendidos pelo seu negócio, comprometendo o uso da nuvem.

Com isso, até mesmo as ações internas da empresa podem ficar comprometidas, já que, muitas vezes, será necessário o uso de cloud para executar algumas ações. É fundamental avaliar constantemente se os seus parceiros estão, de fato, atendendo às suas expectativas. Caso contrário, poderá ser necessário revisar contratos, buscar novos fornecedores ou, até mesmo, atualizar soluções e serviços contratados.

É importante ressaltar a importância de uma boa parceria, se a equipe possui um fornecedor que além de entregar uma ótima solução ainda preza pelo atendimento personalizado e um suporte ativo, esse sim é o que a empresa deve manter.

7. Invista em soluções de comunicação

Muitos erros, que geram gastos e prejuízos, ocorrem por uma mera questão de falha de comunicação entre os envolvidos. Por isso, é fundamental que os gestores invistam constantemente em soluções voltadas para a otimização desse aspecto.

Muitas ferramentas integradas contam também com sistemas de comunicação entre setores (intranet), facilitando o processo como um todo. Com isso, sua empresa consegue não só evitar os erros que podem causar problemas, mas também obter uma maior sinergia entre os membros.

Alcançar a redução de custos em TI é fundamental para que sua empresa consiga ser mais eficiente e direcionar os recursos economizados com melhorias de processos que resultarão em maior rentabilidade para o negócio.

Uma das formas de começar é reavaliando os contratos de telefonia de sua empresa de TI. A Mundo Telecom pode te ajudar na melhor solução para o seu negócio. Quer saber mais? Acompanhe outros artigos no nosso blog.