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Conheça 6 diferenças entre locação e aquisição de equipamentos de TI

Autor Mundo Telecom


Postado em January 16, 2020 at 11:10 AMÚltimas Notícias,GESTÃO DE TELECOM


Conheça 6 diferenças entre locação e aquisição de equipamentos de TI

O departamento de TI é fundamental para as operações de qualquer empresa. Contar com equipes capacitadas e, principalmente, com aparelhos de qualidade pode fazer toda a diferença nos resultados alcançados. Exatamente pela importância dessa questão, contar com um fornecedor especializado e de confiança para adquirir seus equipamentos é fundamental.

Um parceiro qualificado providenciará, além de bons acessórios, um suporte e um conhecimento operacional que facilitarão todo o processo. Escolher a empresa que vai disponibilizar o necessário para a sua gestão de TI é, portanto, a primeira decisão que deve ser tomada. A segunda, muito recorrente, é relacionada à natureza da transação: você vai adquirir ou alugar os equipamentos de TI?

Para ajudá-lo a resolver essa questão, elaboramos este artigo. Nele, vamos apresentar 6 pontos em que a aquisição e locação de equipamentos se diferem. Continue lendo e confira!

1. Investimento inicial

Se você faz parte da gestão de uma empresa, sabe que qualquer tomada de decisão passa por uma análise sobre o custo e a capacidade orçamentária. No caso do departamento de TI, sabemos que os equipamentos mais modernos podem custar caro, exigindo um alto montante como investimento inicial.

Nesse cenário, a locação surge como uma opção interessante. Por um valor consideravelmente menor, você pode ter acesso a equipamentos de primeira linha e contar com suporte especializado. Dessa forma, mesmo com o orçamento limitado, sua empresa não fica para trás no que diz respeito à tecnologia.

2. Custo de depreciação

Um dos lados que parece positivo em investir na aquisição de equipamentos é a possibilidade de revendê-los no futuro. Acontece que, naturalmente, o valor da venda é afetado pela depreciação do item e pelas novas tendências do mercado. Dessa maneira, embora seja possível recuperar parte do investimento, é difícil reaver sua totalidade.

Quando você opta pelo aluguel do material, não tem a possibilidade de vendê-lo no futuro, mas também não precisa se preocupar com a depreciação. Os aparelhos são de responsabilidade do fornecedor e, dependendo das particularidades do acordo, podem ser atualizados conforme vão se desgastando ou quando surgirem novas opções mais modernas.

3. Custos de manutenção

Equipamentos tecnológicos, quando comprados, fazem parte dos bens da companhia. Isso significa que precisam ser tratados com todo cuidado e, ainda assim, podem apresentar problemas causados por excesso de calor, falhas técnicas, danos físicos e coisas do tipo. Então, é preciso contar com uma equipe preparada para realizar a manutenção necessária.

Além dos custos que essa equipe pode representar, a manutenção de um equipamento exige o uso de outros materiais, o que também representa um gasto. Em casos de necessidade de conserto, a produtividade da empresa pode ser afetada pela falta do equipamento, a menos que haja um reserva.

Quando você opta pelo aluguel, a manutenção é de responsabilidade do locador. É importante que isso seja descrito de forma clara no Service Level Agreement, que funciona como um contrato para a prestação de serviços. Nele, ambas as partes concordam sobre as condições de manutenção e sobre eventuais reposições.

Portanto, ao investir na locação em vez da aquisição, você se livra dos gastos de manutenção e evita que sua equipe gaste tempo com tarefas que não sejam diretamente relacionadas ao negócio.

4. Tempo até a disponibilidade

Outro fator importante a ser considerado é o tempo que você terá que esperar até poder contar com o equipamento em sua empresa. O período pode ser mais longo na aquisição, já que o material precisará ser transportado até o local e instalado por pessoas competentes para tal. Com a locação, a espera é consideravelmente menor.

Os fornecedores de tecnologia que disponibilizam aluguéis são especializados nesse tipo de serviço. Sendo assim, eles buscam garantir a maior agilidade possível para seus clientes, o que diminui, por exemplo, o tempo de trânsito do equipamento até a sede da sua companhia. Além disso, a instalação é feita por profissionais cedidos pelo locador, o que agiliza ainda mais o processo.

5. Recuperação de investimento nos equipamentos

Como já mencionamos, a compra de equipamentos permite que eles, no futuro, sejam repassados ao mercado. Naturalmente, o valor de venda será menor que o de compra, em razão de determinados pontos, como a depreciação e o lançamento de produtos mais modernos e atualizados. Ainda assim, é possível recuperar uma parte do investimento.

No caso do aluguel, essa situação não existe. Por mais que você use o equipamento por anos a fio, ele não se tornará um ativo da empresa. Ao fim do contrato de locação, ele deve ser devolvido ao locador, eliminando qualquer possibilidade de recuperação do investimento.

Por outro lado, os custos relacionados ao modelo de locação são bem mais previsíveis, já que envolvem apenas o pagamento de uma mensalidade, ou seja, o valor gasto será justificado pelo uso. Assim, embora não haja possibilidade de revenda, também não existem gastos com manutenções ou atualizações, tornando uma melhor opção para empresas que não possuem um investimento alto para sua estrutura.

6. Necessidade de atualização dos equipamentos

Sabemos que a tecnologia é uma área em constante desenvolvimento, o que, eventualmente, torna todo equipamento obsoleto. Se você adquiriu um PABX de primeira linha, por exemplo, ele pode se tornar ultrapassado em um período de alguns anos. Não atualizá-lo significa deixar sua empresa atrás da concorrência.

Essa não é uma preocupação existente no modelo de locação, já que a obsolescência é um problema exclusivo do verdadeiro dono dos equipamentos. Assim, caso os equipamentos se tornem ultrapassados, basta devolvê-los ao fim do período de aluguel e buscar soluções mais atualizadas.

Quando você lida com fornecedores de confiança e qualidade, é possível fechar acordos para prever a substituição de equipamentos ultrapassados pelos mais recentes. Vale lembrar que essas empresas são especializadas, logo, é justo esperar que contem com conhecimento sobre as soluções mais modernas.

Decidir entre compra e locação de equipamentos é fundamental para o seu planejamento estratégico. Ambas as opções contam com vantagens e desvantagens, que devem ser levadas em consideração. Em todos os casos, o mais importante é encontrar um fornecedor no qual você possa confiar, garantindo o acesso ao conhecimento operacional e aos equipamentos mais eficazes para a sua situação.

E aí, você acha mais válido alugar ou comprar seus equipamentos de TI? A Mundo Telecom poderá lhe ajudar!

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