7 características fundamentais para ser um gerente de TI de sucesso
Autor Mundo Telecom
Postado em February 27, 2020 at 11:50 AMÚltimas Notícias,GESTÃO DE TELECOM
O papel do gerente de TI é fundamental para as empresas que trabalham de forma direta (cujo core business seja dessa área) ou indireta (cuja área principal não seja TI, mas que dependa, de alguma forma, das soluções desse setor continuamente). Quando ele executa bem o seu papel, pode ser responsável por alavancar facilmente os resultados do negócio. Caso contrário, poderá gerar prejuízos significativos.
Por isso, é fundamental que aqueles colaboradores que exerçam esse papel tenham consciência da sua importância e compreendam quais são as principais características fundamentais que eles devem ter para serem ótimos gerentes de TI.
Vamos mostrar as 7 principais habilidades que todos eles devem possuir e desenvolver ao longo de sua carreira. Boa leitura!
- Ter visão estratégica
Saber enxergar além do momento presente e identificar demandas e brechas de oportunidades futuras é uma das características mais exigidas dos gestores de TI. A visão estratégica é fundamental, principalmente em uma área na qual há mudanças constantes e que, caso não sejam observadas a tempo, poderão causar prejuízos ou perdas de chances interessantes.
Por isso, ele deve estar sempre atento as atualizações e inovações da área, para que possa trazer bons resultados a empresa.
- Saber negociar
Um bom gestor de TI não pode ser inflexível: ele deverá saber negociar em muitos pontos. Por exemplo, poderá ser necessário conseguir conversar sobre possíveis prazos e metas com a diretoria, em busca de maior flexibilidade neste quesito.
Também pode ocorrer a situação na qual seja necessário estabelecer uma negociação com o seu cliente, com fornecedores ou, ainda, com o seu próprio time.
Para obter melhores resultados, é fundamental que o líder saiba ser persuasivo, bem como consiga ouvir o que o público está comunicando, para atender os interesses de ambos os lados.
- Ser um bom líder
Um gestor tem um trabalho fundamental: liderar as suas equipes nos processos produtivos. É por meio dessa função que torna-se possível alavancar resultados e conseguir fazer as suas equipes renderem mais.
Um bom líder de TI é capaz de conduzir os seus times, observar quais são as etapas interdependentes, favorecer o trabalho em equipe, conversar com aqueles que possam estar causando alguns problemas e potencializar as principais habilidades dos colaboradores.
Lembre-se de que o líder deve conduzir os times junto a eles, e não se colocar em uma posição de superioridade ou arrogância. A área de TI é extremamente dinâmica e todos estão aprendendo mutuamente — inclusive os gestores.
- Manter o aprendizado contínuo
Mudanças ocorrem continuamente na área de TI. Afinal, estamos falando de um setor de tecnologia, cujas soluções são desenvolvidas continuamente e tem por objetivo melhorar a área como um todo.
Por isso, um bom gestor deverá estar sempre aprendendo por meio de certificações, treinamentos, busca de cursos e outros conhecimentos importantes que serão úteis para serem aplicados no seu trabalho.
O conhecimento não precisa ser apenas sobre TI. O profissional deverá saber também sobre liderança, Recursos Humanos, sobre áreas correlatas, metodologias de persuasão, entre outras questões importantes para a execução das atividades.
- Comunicar-se de forma eficiente
Uma boa comunicação é a base de qualquer relação dentro dos setores empresariais. Dentro de um setor de TI, esse ponto é fundamental para minimizar as chances de erros e falhas que possam prejudicar a produtividade interna do setor.
Uma comunicação eficiente por parte do gestor também é fundamental para deixar claro aos times as metas, pretensões e expectativas por parte da diretoria, alinhando práticas, metodologias e objetivos, a fim de que todos “falem a mesma língua”.
Para que essa compreensão exista, é fundamental que o gerente consiga comunicar, de forma clara e concisa, todos os pontos necessários, fazendo com que a organização consiga crescer como um todo.
- Ser um bom gestor de pessoas
Engana-se quem acha que ser um bom profissional na área de TI (e, principalmente, para ser um bom gestor) basta ter domínio técnico e saber identificar pontos de convergência tecnológica. É essencial que o profissional que esteja em cargo de liderança nesse setor consiga, também, realizar um bom trabalho no gerenciamento de pessoas.
Afinal, o gestor precisa conseguir estimular e encontrar os pontos fortes das equipes, bem como identificar oportunidades de melhoria que podem alavancar os resultados esperados — e isso é possível, apenas, por meio de uma gestão de qualidade.
Para desenvolver essa competência, é fundamental que o gestor de TI busque sempre aperfeiçoar as técnicas e metodologias utilizadas para buscar o máximo de potencial das equipes.
- Saber escolher bons fornecedores e parceiros
Além de tudo o que falamos acima, um bom gerente de TI deve ser capaz de fazer boas escolhas, tanto para o setor quanto para a organização.
O líder deve ser capaz de pesquisar quais são as melhores empresas prestadoras de serviço, bem como no caso de optar-se por Outsourcing de Telecom, identificar quais delas são capazes de realizar melhor as funções desejadas.
Ele deve ter senso crítico, capacidade de boa análise e observar quais são os principais pontos que diferenciam as empresas sérias e responsáveis de possíveis organizações que causem prejuízos e problemas ao longo prazo.
Alguns pontos que auxiliam no processo de escolha de bons fornecedores são:
- Verificar as opiniões de clientes anteriores;
- Conferir qual é a reputação da empresa fornecedora no mercado;
- Analisar se há qualquer tipo de reclamação em sites especializados (Procon, Reclame Aqui, fóruns da área, entre outros);
- Verificar se os colaboradores da empresa possuem know how e expertise para realizarem as tarefas necessárias ou fornecer os produtos desejados de qualidade impecável.
Um bom gerente de TI consegue encontrar, além de tudo que falamos acima, habilidades para analisar quais são os melhores fornecedores de serviços para o negócio.
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