Governança de TI: saiba o que é e como aplicar nas empresas
Autor Mundo Telecom
Postado em March 19, 2020 at 4:20 PMÚltimas Notícias,GESTÃO DE TELECOM,NOVAS TECNOLOGIAS
Agilidade, precisão e eficiência são três conceitos que, cada vez mais, são fundamentais para as empresas de TI. Por isso, é essencial que elas encontrem formas de promover uma melhor gestão e conseguir resultados cada vez mais precisos e que alavanquem a organização no mercado.
A governança de TI tem um papel fundamental nesse processo, orientando os gestores em suas rotinas e conseguindo realizar uma gestão que possa alcançar os objetivos pretendidos. Para isso, é fundamental que os responsáveis entendam o que é esse conceito e como implementá-lo internamente.
Vamos mostrar o que é o conceito, sua importância e como aplicá-lo no negócio, bem como os seus benefícios. Boa leitura!
O que é governança de TI?
A governança de TI diz respeito ao conjunto de procedimentos, protocolos, ações e sistematização de condutas implementadas no setor de TI, que orientam as ações de gestão, a administração e o monitoramento na área, garantindo maior transparência e exatidão nos processos internos relacionados com a TI.
Ela funciona como uma aliada importante para a governança corporativa, auxiliando na elaboração de estratégias e ferramentas para melhorar a gestão da organização como um todo.
A governança de TI trabalha com 5 principais áreas de foco:
- alinhamento estratégico;
- entrega de valor;
- gerenciamento de riscos;
- gerenciamento de recursos;
- mensuração de desempenho.
Quais os objetivos da governança de TI?
Diante do atual cenário empresarial, no qual há uma necessidade cada vez maior de tornar os processos mais transparentes e com melhor controle, a governança de TI cumpre objetivos muito claros e que são fundamentais para a empresa.
Em primeiro lugar, ela tem o papel de, por meio de um conjunto de diretrizes, competências e habilidades, definir as condutas a serem cumpridas em conjunto por gestores e colaboradores, bem como as que devem ser cumpridas pelos parceiros que trabalham de forma terceirizada para a empresa.
Diante disso, é possível cumprir o objetivo de controlar os processos com maior eficiência, com diretrizes bem estabelecidas para definir como isso será feito devidamente.
Outros objetivos da governança de TI são:
- garantir a segurança das informações;
- otimizar o uso e a aplicação dos recursos necessários;
- garantir um melhor suporte para a tomada de decisões;
- promover um maior alinhamento do setor de TI com as metas, as estratégias, as visões e as missões da organização como um todo;
- contribuir para oferecer um maior suporte para o planejamento estratégico do negócio.
Como aplicar a governança de TI nas empresas?
Diante dessa importância, é fundamental que os gestores identifiquem formas de aplicar a governança de TI nos negócios de modo eficiente. Veja os principais passos a seguir.
Adote políticas de segurança e privacidade
Como falamos no início deste texto, um dos grandes objetivos da governança de TI é conseguir melhorar a segurança de informação da empresa. Por isso, é fundamental que os gestores apliquem medidas, protocolos e ações que estão relacionadas com cibersecurity.
Para isso, conte com especialistas nessa área, que avaliarão os atuais protocolos aplicados e indicarão as melhores medidas para garantir que os dados e as informações do negócio estejam devidamente protegidos de desastres tecnológicos e ações de cibercriminosos.
Invista em treinamentos para a equipe
Como falamos, a governança de TI diz respeito a uma série de protocolos que nortearão as condutas dos seus colaboradores e gestores. Por isso, é fundamental que eles sejam devidamente treinados para agirem de acordo com os procedimentos que a organização adotou como padrão.
O treinamento, assim, realiza o alinhamento das condutas dos times de acordo com a missão, os valores e os princípios da empresa e determina tudo que é permitido, bem como o que não é permitido pelos gestores durante as atividades internas.
Defina os indicadores de performance
Como mensurar se a eficiência está sendo alcançada? Isso só é possível por meio dos indicadores de performance. São eles que mostrarão se as diretrizes estão levando o negócio para o caminho certo.
Para isso, é fundamental saber escolher quais serão os indicadores de performance que serão avaliados, quando será feita a sua mensuração e quando se dará o monitoramento para avaliar se, realmente, esses indicadores estão respondendo aos principais questionamentos dos gestores sobre a eficiência e a gestão do setor.
Faça o gerenciamento de risco
Toda empresa, inerentemente, está exposta a riscos em sua atividade. Por isso, é fundamental saber identificar os principais aos quais a sua organização pode estar exposta, até mesmo, para definir formas de prevenção de problemas e planos de recuperação de desastres que possam ser, de fato, eficientes e prevenir prejuízos.
Por exemplo, um gerenciamento de riscos pode avaliar a necessidade de manutenção periódica em servidores físicos. A partir do estabelecimento de um cronograma de ação, torna-se possível minimizar as chances de problemas que possam gerar paradas e indisponibilidade de serviço.
Além disso, o gerenciamento de risco permite estabelecer normas de conduta em caso de problemas. Retomando o exemplo anterior, caso um servidor passe por problemas, um plano de contingência norteará o que deverá ser feito para retomar as funções normalmente.
Escolha as metodologias a serem aplicadas
As metodologias (ITIL, COBIT, BSC) são aliadas fundamentais da governança de TI como uma forma de tornar os processos internos mais dinâmicos e ágeis e mais alinhados com as perspectivas do negócio.
As metodologias representam uma forma de conseguir alinhar as práticas de acordo com o que a empresa considera ser a melhor forma de realizar as tarefas internas. Sem elas, é aumentada a necessidade de retrabalho e ocorrem o desalinhamento nas tarefas, a perda de investimento, atrasos, entre outros problemas consideráveis para seu negócio.
Quais os benefícios da governança de TI?
A governança de TI traz uma série de benefícios para as organizações que a implementam adequadamente, tal como falamos no tópico anterior. Ela permite que sua empresa consiga alçar voos mais altos, atingindo melhores resultados, além de vantagens, tais como:
- modernização do setor;
- melhor organização;
- gerenciamento de processos mais preciso e eficiente;
- gestão mais eficiente;
- aumento da produtividade;
- maior capacitação das equipes;
- maior transparência;
- conhecimento mais preciso dos riscos aos quais a empresa está submetida;
- maior eficiência nas ações internas;
- melhores resultados;
- redução no índice de erros, falhas e atrasos;
- maior transparência das ações da organização.
Portanto a governança de TI é uma forma eficiente de garantir uma gestão mais eficaz dos processos realizados pela organização, diminuindo gargalos que possam atrapalhar as funções internas. Com isso, seu negócio consegue expandir suas atividades e alcançar as metas pretendidas.
Quer mais dicas interessantes para conseguir impulsionar sua empresa de TI? Nos siga no Linkedin e acompanhe nossas publicações!